domingo, 18 de agosto de 2019

A Terra sem males existe, todavia encontrar o paraíso terreno depende de nós.

Resultado de imagem para foto indio e beija flor




Hoje eu acordei com espírito de Betinho depois de entrar madrugada a dentro sem dormir devido a preocupação com filho que ainda não havia chegado de fora de casa e imagens da monstruosidade das queimadas da Floresta Amazônica. Sei que tudo isto não de repente, mas foi causada desde muito tempo a partir do "descobrimento" do Novo Mundo por nossa ganância, ódio e ignorância herdada de nossos antepassados. O Betinho a quem me refiro foi Herbert José de Sousa (Bocaiúva-MG, 03/11/1935 - Rio de Janeiro-RJ, 09/08/1997). Betinho foi sociólogo e ativista dos Direitos Humanos e dedicou-se ao projeto Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. 

Uma enorme camada de fumaça cobre o espaço por onde costumam circular nuvens de chuva entre o norte e o sul de nossa América do Sul e tira o sono dos poucos que tem consciência. Os muitos que não tem dormem ignorantes e sosseGados... Sem nem querer saber que da sua atitude e também da "escolha" política que lhes induzem nasce a Crise que aí está sobre a face da Terra.



Resultado de imagem para imagem satélite mostra nuvem de fumaça de queimada da amazonia





Que podemos fazer para apagar este incêndio planetário? Lembrei Betinho com a lição do passarinho a voar sobre a queimada da floresta para aspergir gotículas de água, que a pequena ave carregava do rio em suas penas. Alguém dizia-lhe deixe disso! Não vê que isto não pode apagar um incêndio desses? E Betinho passarinho respondia: sim, é verdade... Mas, se numa revoada de passarinhos todos fizerem o mesmo a floresta será salva. 

Aí, então, eu me levantei pronto para fazer a minha parte de passarinho Betinho, lembrando do menino ianomami e o beija flor cuja imagem corre pelo céu dos satélites da internet. Conexões de saberes. Inteligência coletiva. O que fazemos das comunicações além de propaganda, mercado, massificação de mentiras e lavagem cerebral para incendiar a política? 

Mas, a internet é uma maravilha filha da Ciência e da Tecnologia! Graças a ela eu posso em um segundo compartilhar meu pensamento com milhares de semelhantes a mim prontos a prosseguir na utopia de nossos antepassados tupi-guaranis na busca do paraíso na Terra. Lugar mágico onde não existe Fome, Trabalho escravo, Doença, Velhice e Morte.

Resultado de imagem para imagens betinho

















Nenhum comentário:

Postar um comentário